Olá, Mundo da Hidroponia!

A hidroponia é um sistema de cultivo vegetal que não necessita de solo, em que as raízes das plantas recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

A técnica selecionada para este projeto foi a NFT (Nutrient Film Technique), que consiste em posicionar as plantas em um canal ou canaleta por onde passará o “filme de água” com estes nutrientes.

Mais informações sobre hidroponia e os tipos de sistemas podem ser encontradas em Hidrogood e EcoEficientes. Em especial, sobre o NFT em Tudo Hidroponia.

Para o desenvolvimento deste projeto nos baseamos em um vídeo técnico fornecido pela ESALQ-USP, com a principal diferença de utilizar apenas a fase final, enquanto eles utilizam fase de berçário e fase final.

Algumas informações relevantes obtidas do vídeo:

Inclinação das bancadas: aproximadamente 10º. Na literatura costumam citar de 2 a 3º, porém em testes realizados na ESALQ perceberam que com esta inclinação a solução nutritiva ficava muito tempo parada, ocasionando um aquecimento da mesma.

Distância entre plantas e entre bancadas: aproximadamente 25 a 30cm, dependendo da planta que será cultivada. Essa distância é necessária pois se as plantas ficarem muito próximas elas acabam competindo por luminosidade.

Vazão por perfil: 1.5 à 2.0 L/min.
OBS: aconselham a dimensionar 50% acima.

Repor nutrientes com base na “condutividade relativa”, ou seja, se a condutividade abaixou 20% do valor inicial, devemos repor os nutrientes em 20% do que foi inserido inicialmente.

Temporizar a bomba para a raíz conseguir se oxigenar. Cerca de 15 minutos ligada e 30 minutos desligada durante o dia e 15 minutos ligada e 45 minutos desligada durante a noite.

Manter sempre o sistema radicular branco. Se ele estiver escurecido indica que tem algo errado com o sistema (ex: alguma doença na planta, solução nutritiva ficando com a temperatura muito alta, pH desbalanceado, etc).