Medidor de condutividade

Para a construção do medidor de condutividade nós nos baseamos na explicação fornecida pelo professor Fábio Nakano no blog da disciplina.

Encontramos um projeto criado por Michael Ratcliffe que usa os mesmos princípios e o reproduzimos, utilizando exatamente os mesmos materiais para nos aproveitarmos da calibração que ele havia feito, pois não possuímos um medidor de condutividade comercial, nem materiais com condutividade conhecida para fazer a calibração.

O código fornecido por ele na página do projeto dele utiliza um display LCD e tem várias funções que nós não utilizamos no nosso projeto. Utilizamos apenas a parte da leitura da condutividade:

float calcula_ec25() {
    digitalWrite(PORTA_EC_ENERGIA, HIGH);
    float raw = analogRead(PORTA_EC);
    digitalWrite(PORTA_EC_ENERGIA, LOW);
    
    float Vdrop = (VIN*raw)/1024.0;
    float Rc = (Vdrop*R1)/(VIN-Vdrop) - RA;
    float EC = 1000/(Rc*K);

    return EC/(1+ TEMP_COEF*(lm35-25.0));
}

Segundo Michael Ratcliffe, não podemos colocar a PORTA_EC_ENERGIA em HIGH por mais de 1x a cada 5 segundos, ou acabaríamos polarizando a água.

O retorno desta função é o “EC25”, ou seja, a condutividade na referência de 25ºC.

Alguns artigos como este e este indicam que a condutividade aumenta em 1.9% por ºC, logo, sabendo a temperatura do tanque (contida na variável lm35) podemos usar sempre a condutividade na mesma temperatura referencial.

Após utilizar o medidor de condutividade por algumas semanas reparamos uma certa corrosão e depósito de materiais nos terminais.

Iremos adicionar um metal de sacrifício e realizar novos testes. Em breve atualizaremos o post com os resultados.